ENSINO À DISTÂNCIA: ENGANA-SE QUEM PENSA QUE NÃO DÁ PARA APRENDER COM OS MEIOS DIGITAIS.
24/08/2021 11:42 em Novidades

ENSINO À DISTÂNCIA: ENGANA-SE QUEM PENSA QUE NÃO DÁ PARA APRENDER COM OS MEIOS DIGITAIS.

 

Por GABRIEL LARA

 

Sabe-se que o ensino à distância sempre foi algo muito atípico na vida cotidiana e, atualmente, com a pandemia do coronavírus, passou a ser indispensável. Isso porque o ensino presencial é tido como um padrão de “conhecimento” e sinônimo de aprendizagem, em oposto ao ensino à distância – visto como pouco inclusivo. Mas se engana quem pensa que não dá para aprender com os meios digitais e, melhor ainda, gratuitamente.

Desde o início da pandemia da Covid-19, fomos obrigados a experimentar o home office em razão da quarentena, necessária e obrigatória na maior parte do mundo, inclusive aqui no Brasil. Consequentemente, essa situação trouxe muito tempo livre a todos. Se considerarmos apenas o tempo gasto no deslocamento de casa para o trabalho, já obtemos uma nova oportunidade para nos qualificarmos, seja aumentando o conhecimento em nossa própria vida pessoal, como um hobby, ou até mesmo para uma mudança de carreira. Seja qual for a sua escolha, podemos considerar a internet como uma grande aliada para isso.

Hoje em dia, por meio da internet, é possível obter acesso a um vasto acervo de conteúdos e conhecimentos que estão à disposição. Muitas vezes, são conteúdos gratuitos em plataformas como Youtube, Facebook e Instagram. Essas são plataformas em que as pessoas geram conteúdos gratuitamente, mesmo que, posteriormente, comercializem um produto mais aprofundado. As vantagens desse cenário são inúmeras, pois te dá a oportunidade de ver um pouco de cada assunto e, caso se interesse, há a possibilidade de comprar o curso daquela determinada pessoa ou empresa para fazer uma qualificação completa.

Logo, uma forma de aproveitar melhor esse novo tempo disponível é utilizando-o para aprender algo novo: seja para descobrir um novo hobby, seja para se qualificar na sua carreira. A internet é uma ferramenta incrível e que deve ser usada nesse momento. É importante lembrar que obstáculos financeiros, nesse contexto, são quase insignificantes. Basta ter acesso à internet e você consegue assistir a conteúdos de qualidade quantas vezes quiser e no horário em que considerar mais adequado, já que atualmente está tudo a um clique de distância.

Gabriel Lara é CEO da Boo Digital, empresa especializada na criação de treinamentos, ensino à distância e infoprodutos.

COMENTÁRIOS